Latin America Presentations

Módulo de Oferta e Alocação, Módulo Matrícula Acadêmica, e Módulo Certificação e Diplomação 

06-05-2017 02:40 PM

Os processos de oferta e alocação são processos essenciais da Universidade, base para toda a organização pedagógica, acadêmica e financeira que atendem aos parâmetros avaliativos fixados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), tanto para as atividades acadêmicos-pedagógicas como acadêmico-administrativas. Este módulo tem como objetivo favorecer a gestão das ofertas em conformidade com os Projetos Pedagógicos dos cursos, otimizando a alocação dos docentes, a administração dos ambientes de aprendizagem visando a eficiência dos processos administrativos, de matrícula e a redução de custos.
O processo de oferta e alocação da Graduação é realizado nos seus respectivos Campus, pela área de Serviços Acadêmicos. A oferta ocorre semestralmente, onde as datas de alinhamento para cada ciclo são definidas entre as áreas durante o Planejamento de matrícula.

O módulo de oferta e alocação tem como premissa a reengenharia da Oferta através da utilização de modelos de sistema de recomendação e algoritmos genéticos, onde levará em consideração mais de 30 critérios, entre eles disciplinas não cursadas pelo estudante, junção de turmas, regime de trabalho e experiência profissional na área, etc; com o foco de obter a melhor oferta para o estudantes em seu perfil formativo, bem como a otimização da alocação docente e de ambientes de aprendizagem, refletindo diretamente na sustentabilidade da instituição.

Para as instituições de ensino, o processo de matrículas é o mais importante, pois envolve toda comunidade acadêmica, seja novos estudantes (ingressantes) ou renovação de matrícula (Veteranos).
O módulo matricula acadêmica, extrapola os princípios de inclusão, alteração ou exclusão de disciplinas no itinerário formativo do estudante, pois oportuniza a gestão dos períodos de matrícula. Em uma tela amigável o estudante consegue visualizar as disciplinas cursadas ou com aproveitamento de estudos com sua respectiva nota, bem como efetuar sua matricula em disciplinas curriculares ou equivalentes, possibilitando ordenar a visualização da estrutura curricular por semestre ou certificação, conforme a opção do estudante.
Além das melhorias relatadas anteriormente, o Módulo Matricula Acadêmica possibilita visualizar a proposta de matricula, previamente planejada através do módulo oferta e alocação, permitindo um melhor planejamento quanto as ofertas, alocação e ambientes de aprendizagem.

Todos processos são importantes para as instituições de ensino, captar, converter, gerenciar a movimentação acadêmica, reter, fidelizar e finalizar com o processo de conclusão do curso. Para o estudante, além do conhecimento adquirido durante seu itinerário formativo o momento da colação de grau é um dos mais aguardado.
O módulo de certificação e diplomação, trata dos processos da revisão de currículo (dados cadastrais, aproveitamento de estudos, registro de atividades complementares, ENADE e a movimentação acadêmica do ingresso até a conclusão), bem como o registro do diploma, a gestão eletrônica do livro de registros. Atendendo o controle das diligências e o registro do apostilamento e segunda via em diplomas e certificados. A sua construção foi concebida com o objetivo de automatizar o maior número de processos da diplomação e certificação, visando a entrega do certificado ou diploma na conclusão do curso ou ato solene, independentemente de sua carreira acadêmica ou nível de ensino.

Statistics
0 Favorited
0 Views
1 Files
0 Shares
0 Downloads
Attachment(s)
pdf file
PVA_APRESENTACAO_HEUG_OFERTA E ALOCACAO v7.pdf   1.23 MB   1 version
Uploaded - 09-18-2020

Related Entries and Links

No Related Resource entered.