Latin America Presentations

Programa Vida Acadêmica – Inovando na Gestão Acadêmica com foco no estudante. 

06-09-2017 10:51 AM

A Unisul, no intuito de exercitar seus valores institucionais e manter-se na vanguarda do mercado educacional, identificou a necessidade de promover a evolução dos processos que compõem a Gestão Acadêmica.

Dentro as diversas variáveis de gestão, a tecnologia é um dos principais que as Instituições dispõem para alcançar competitividade. Neste contexto, lançou o Programa Vida Acadêmica, cuja responsabilidade é construir ambientes favoráveis ao negócio da universidade e estimular o gerenciamento dos processos.

A evolução das soluções está ligada, principalmente, ao fato de que as mesmas são versões do ano de 2000 (15 anos) e implementadas na Unisul em 2005; percebeu-se que que estão deixando de agregar valor às atividades essenciais da Universidade. Com isso, chegou-se ao ponto onde, a qualquer momento, a Universidade poderia passar pelo que foi chamado de “colapso tecnológico” das ferramentas de gestão acadêmica. Os pontos principais que contribuíram para com este estado foram:

• Constante crescimento da universidade e a alta demanda de processos informatizados;
• Solicitações de novas funcionalidades pelos usuários dos sistemas;
• Problema com desempenho das Ferramentas de Gestão Acadêmicas;
• Descontinuidade do suporte pelo fornecedor na versão implantada em 2005;
• Não implantação dos demais processos e módulos do CRM;
• Necessidade de ferramentas que trabalhem os pilares da universidade de forma integrada: ensino, pesquisa, extensão e gestão.

O Programa Vida Acadêmica tem como missão a otimização e informatização dos mais de 450 processos de gestão acadêmica da Unisul, através da evolução das soluções, possibilitando trabalhar com os pilares da universidade integrados: ensino, pesquisa, extensão e gestão em seus diversos níveis e modalidades.
Este estudo visa demonstrar a experiência que a Universidade teve neste processo de evolução de seu Sistema de Gestão Acadêmica, apresentando desde as etapas de seleção das ferramentas e o porquê da escolha do fornecedor, o processo de planejamento do Programa e sua estruturação, tal como a visão do gerenciamento de um Projeto deste porte e a implementação totalmente orientado por processos e serviços, sob a perspectiva de conhecer e respeitar as demandas dos estudantes, colaboradores e da cultura organizacional.

Statistics
0 Favorited
0 Views
1 Files
0 Shares
0 Downloads
Attachment(s)
PDF file
ProgramaVA_HEUG.PDF   2.56 MB   1 version
Uploaded - 09-18-2020

Related Entries and Links

No Related Resource entered.